segunda-feira, 23 de março de 2015

FDS em Brasília

Duplas queridas,

Vocês que nos acompanham pelas redes sociais, sabem que fomos para Brasília neste fim de semana. A viagem foi ótimaaaaaaa e mesmo com um pouco de chuva, pudemos curtir aquele "céu  azul de nuvens doidas da capital do meu país".

Às vezes a gente acha que não tem tempo de viajar, de conhecer novos lugares e o Dupla de viagem mostra, mais uma vez, que é possível conhecer, em pouco tempo, muitos lugares. Já passamos 3 dias em Bonito - MS Roteiro e Destino e agora vamos mostrar pra vocês o nosso fim de semana em Brasília, uma viagem à capital do Brasil!

Brasília, classificada pela ONU como Patrimônio Cultural da Humanidade, respira história e arte! Situada no Planalto Central e fundada nos anos 60, com pouco tempo a região já possui grandes atrativos. O projeto urbanístico de Brasília foi projetado por Lúcio Costa e a grande maioria das construções foram projetadas por Oscar Niemeyer, o que faz da capital um grande chamariz para fãs de arte e arquitetura.

O forte da capital é o turismo cívico, uma aula de história recente do nosso país e ainda desconhecida de muita gente, que acaba viajando para Brasília apenas para negócios.

O turismo em Brasília não é caro, a maioria dos prédios a serem visitados são públicos e com entrada gratuita. A passagem para BSB também costuma ser barata e o único gasto maior é com transporte, pois suas ruas amplas impossibilitam qualquer caminhada, por isso alugamos um carro no aeroporto, com diária de R$110,00.

O hotel que escolhemos foi o Mercure, situado na Asa Norte, em frente à torre de TV. O quarto é amplo, confortável e ainda tem uma piscina pra relaxar na cobertura. A diária custa em média R$ 160,00. Valeu muito a pena.

Cheguei sexta-feira e já saímos do aeroporto direto para o restaurante Universal Diner. O restaurante tem uma decoração exótica, um misturado de tudo e qualquer coisa que deu certo. Ficamos na espera (existem banquinhos do lado de fora) e depois de algum tempo fomos chamados (é bom chegar cedo, pois só tinham 2 mesas na nossa frente, mas achei que demorou muito). O atendimento foi maravilhoso e a comida então, nem se fale. Super recomendo! Pedimos de entrada a burrata acompanhada de shimeji e torrada; de prato principal, o steak universal e sex shirimp e de sobremesa o chocólatra. Tudo simplesmente MARAVILHOSO.

No dia seguinte, fomos buscar um casal de amigos no aeroporto e aproveitamos pra fazer um tour na cidade, com direito à Catedral de Brasília e uma visita guiada no Congresso Nacional. O CN possui visita guiada de meia em meia hora, das 9h às 17h, mas algumas salas só estão abertas para visitação no final de semana. Terça e quarta o atendimento é somente a grupos agendados com mais de 15 pessoas. Deve ser feito agendamento de seg a sexta para grupos com mais de 15 pessoas, atendimento em inglês, francês, espanhol ou libras e pessoas com deficiência de locomoção.

Depois do tour, fomos almoçar no Restaurante Taypa, onde tínhamos feito reserva. O restaurante é de comida Peruana e foi recomendado pelo Tripadvisor como um dos melhores do Brasil em 2015 veja lista aqui. Fizemos uma resenha de todos os restaurantes recomendados nessa lista, prometi e cumpri! Fui conferir se realmente ele fazia jus a estar entre os TOP10 e simmmmm, ele faz jus! Perfeito, divino, sensacional !!! Adoramos! Ainda demos a sorte de chegar no dia de estreia do novo cardápio. Pedimos de entrada o ceviche criollo, de prato principal pedimos, pescado al alzáfran, cabrito braseado (que serve 2 pessoas) e chernia com sabores de chupe. De sobremesa o clássico suspiro de limena e o chocolate caliente. As duplas se deliciaram :)

Nossa noite ficou por conta da festa de formatura do MBA do Diogo, minha dupla! E obviamente, no dia seguinte acordamos mais tarde! Mesmo assim ainda conseguimos subir na torre de TV, que tem uma vista privilegiada da esplanada dos Ministérios. A subida é feita de elevador e embaixo existe uma feirinha com praça de alimentação artesanato e outras coisinhas mais .

Depois das fotos, fomos para a Praça dos 3 poderes, onde fica o Palácio do Planalto, o STF, o monumento aos candangos (aqueles que ajudaram a construir BSB) e a bandeira do Brasil. Próximo também fica o Itamaraty e o Palácio da Justiça.

Como não podíamos visitar tudo, demos prioridade ao STF, já que além de mim, a Carol que estava com a gente também era advogada. O prédio é muito bonito, todo de vidro. As salas internas são lindíssimas e o Plenário nos faz sentir dentro de um julgamento.

Conseguimos, ainda, dar uma passada rápida pelo Memorial JK (Juscelino Kubitischeck - presidente do Brasil na época da fundação da cidade). Como começou a chover só fizemos um registro fotográfico do local.

Pra finalizar o passeio por Brasília, fomos encontrar uns primos no Restaurante Cocobambu do Lago Sul. Esse tem que chegar cedo!!!! O restaurante é enorme e estava lotado....indício de comida boa. A tarde foi agradabilíssima e além da boa conversa provamos pratos deliciososssssssssss !!!! Éramos 9 adultos e pedimos 4 pratos. Os pratos são muito bem servidos e tem alguns, como o camarão internacional, que dá pra umas 4 pessoas. Pedimos também o camarão ao catupiry, o camarão canoa quebrada e a moqueca de camarão. Difícil saber qual estava mais gostoso. Ainda levamos marmita pra casa (o que é mto comum nesse restaurante). De sobremesa a pedida é a cocada ao forno, que também estava dos Deuses e muito bem servida. O cardápio é extenso e conta com uma enorme variedade. Ahhhh e o preço vale a pena também :)))

Cocada ao forno

Camarão Internacional
Depois da comilança, infelizmente a viagem terminou......mas foi um FDS maravilhoso, de muita história, cultura e diversão. Valeu muito a pena !!!

Algumas observações importantes:

>>Eu e Diogo já moramos em Brasília, então fizemos um turismo rápido com nossos amigos que não conheciam a capital, mesmo assim, entre tantos compromissos (festa e almoços) conseguimos mostrar um pouco da cidade para eles. Quem vai apenas para o turismo, consegue visitar e conhecer muito mais coisas.

Aqui segue a lista de todos os horários de visitação e informações de contato:

Espero que tenham gostado !!! Quem gostou, curte e compartilha !!! ;)